Amigos! Voltamos a falar de Seleção Brasileira após a eliminação na Copa da Rússia (clique), que teve convocação anunciada na manhã desta sexta (18), para os amistosos que iniciam o novo ciclo de Copa, ante EUA e El Salvador nos dias 7 e 11 de Setembro respectivamente. E eu sinceramente gostaria de propor um pacto com vocês, ao menos nestes minutos em que vocês estivem lendo (tomara que leiam efetivamente) este texto, esqueçam todas as bobagens e sandices que vocês leram (ou talvez até escreveram) ao longo do dia e paremos para refletir em bases lógicas. Lembrando rapidamente, a temporada europeia nem começou ainda. Como sempre, vamos analisar posição a posição.


Goleiros: Alisson (Liverpool), Neto (Valência) e Hugo (Flamengo Sub-20)

Vocês, bem-informados que são, já devem saber que Ederson pediu dispensa desta convocação, o que espero, não atrapalhe as próximas. Não havia qualquer razão pra que Alisson fosse barrado, ele já estreou muito bem no Liverpool e vai seguir com o grande trabalho que fez na temporada passada na Roma, como coloquei em texto Alisson não teve qualquer responsabilidade (clique) no insucesso da Seleção na competição, um ranço e uma aura de completa bobagem se formou em torno do goleiro.

Neto é um cara que finalmente depois da sua passagem pela Viola voltou a jogar e voltou bem, há controvérsias em relação a sua preferência, eu convocaria Diego Alves ou até mesmo manteria Cássio apesar de algumas falhas, tem Grohe também, nomes não faltam e dentro de não faltarem Neto tem 29 anos, é um desses nomes e entra fortemente na disputa para chegar em 2022, teria 33, não sei se será o caso, mas competitividade é necessário, já que temos em vista aí uma Copa América dentro de casa. A convocação do menino Hugo surpreendeu o Brasil, mas Tite explicou, que terá em toda convocação um atleta em idade olímpica, então tá tudo certo, não cabe qualquer chilique por conta disso. Melhor agora ser uma vaga de gol, na linha isso vai gerar mais polêmica tenham certeza.


Laterais: Fagner (Corinthians), Fabinho (Liverpool), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Alex Sandro (Juventus)

Vejam, pelo fato de Fagner atuar no Corinthians (única e exclusivamente) o Brasil inteiro está caindo de pau em Tite pela convocação, isso é um clubismo extremo e um despropósito. Primeiro identificando que sua atuação na Copa foi muito superior a de Danilo enquanto esteve em campo, começa por aí, depois igualmente notando que o outro "lateral" é Fabinho, que há anos não joga nessa função. Se nós fizermos um exercício mínimo de raciocínio vamos ver que este é quase um pedido de socorro pela carência que existe na posição, logo, Tite segue trabalhando com quem tem confiança e deu certo sob seu comando, não há crime nenhum nessa convocação, ao contrário, quem ele inventaria? 

Sobre a esquerda, um tanto surpreendente a não-convocação de Marcelo, um jogador de muita qualidade ofensiva, ainda mais quando tu mantém Filipe Luís e Alex Sandro pedindo passagem foi uma boa novidade. Á princípio são esses os nomes, temos Jorge e Arana como nomes promissores da posição, mas que precisam primeiro garantir seu espaço na Europa para merecerem a chamada.


Zagueiros: Thiago Silva e Marquinhos (PSG), Felipe (Porto) e Dedé (Cruzeiro) 

Era tendência que Miranda já fosse substituído, é um ciclo que se encerra e a meu ver Thiago Silva só não já foi embora também por respeito e pela grande Copa que fez. A minha opinião sobre Marquinhos quem nos acompanha conhece, então vou me abster. Felipe é absolutamente merecido pelo que fez no Porto, eu mesmo o esperava já nesta Copa, mas creio que não deixa mais de ser convocado e Dedé surpreendeu a todos conseguindo se recuperar no Cruzeiro e merece muito a convocação.


1º e 2º Volantes: Casemiro (Real Madrid), Renato Augusto (Beijing Gouan), Arthur (Barcelona), Paquetá (Flamengo), Fred e Andreas Pereira (Manchester United) 

Vejam que salvo o Casemiro, está todo mundo em negrito acima, ou seja, há o que falar sobre todos. Pra começar o Renato, outro caso gravíssimo de clubismo, o cara fez uma Copa com muita qualidade, entrando bem nas partidas, mostrando que Tite ERROU ao não sacar Paulinho do time para sua entrada, cumpre um papel fundamental taticamente, mas é enxovalhado por questões de clube que nem são pertinentes, o cara está na China, onde tem sido decisivo para o líder do campeonato, está em plena atividade, o pessoal nas ligas europeias como já dito, está voltando de férias, é uma convocação justa, que premia o nível de futebol apresentado, se vai seguir, não sabemos, há nomes importantes de fora.

Allan é um desses nomes, Brasileiro médio pouco acompanha futebol europeu (que não Messi e Cristiano), muita gente com quem tu fala sobre as qualidades de Allan sequer sabem quem ele é (poxa vida) e achariam um acinte a sua convocação, como acham a de Fred que tem muita qualidade e vai surpreender positivamente no United, porém, aos que acompanham futebol internacional vale manter a esperança, a bola nem rolou na Itália ainda de forma oficial, Allan vai mostrar serviço e (espero) terá sua chance. Hoje deixar Bruno Henrique (o do Palmeiras) de fora me parece até mais absurdo, pelo momento que vem tendo.

As convocações de Paquetá e Arthur parecem mostras do caminho que devemos seguir, bem como sim, Fred, que em breve será elogiado por muita gente. E Andreas Pereira é que me confunde um pouco, o jogador tem muita qualidade, esteve no Valência emprestado pelo United na temporada passada, mas Mourinho dificilmente o irá aproveitar, me pareceu prematura a convocação, talvez feita pela possibilidade de ele ser chamado para a Bélgica.


Meias: Coutinho (Barça), Douglas Costa (Juventus) e Willian (Chelsea) 

Me surpreendi com a quantidade de gente mordendo a beiça pela convocação de Willian, ele teve momentos de baixa sim, mas contra o México jogou muito, na preparação para a Copa jogou muito e cavou a vaga no time da Copa. Parece as vezes que as pessoas tem necessidade de achar em quem bater, não é por aí. Parece o caminho natural que Douglas Costa (sem lesões hein) tome a titularidade de Willian, mas daí a descartar completamente o jogador é sandice.


Atacantes: Neymar (PSG), Firmino (Liverpool), Everton (Grêmio) e Pedro (Fluminense) 

Houve maluco por aí que chiou pela convocação de Neymar, não dá, mesmo com todos os seus defeitos e polêmicas, é nosso melhor jogador. Everton foi um grande acerto de Tite, a meu ver pede passagem há tempos, merece mais que o aclamado Luan, é mais útil e mais completo que o companheiro de time e é esse segundo atacante para o qual se gastou uma vaga (erroneamente) na Copa com Taison. 

A convocação de Pedro também é um grande acerto, nosso futebol tem tido enorme dificuldade pra revelar o chamado centroavante clássico e Pedro já demonstra isso com muita qualidade no Nense, acredito e espero que não saia mais das convocações, que titular ou reserva, não sia mais das convocações de Tite e fica claro com isso que sobra então, UMA vaga para o tal "falso 9", que será DISPUTADA por Firmino e Jesus e isso não se trata de queimar o ex-Palmeiras como dizem uns por aí e sim de ESCOLHAS que tem de fazer um comandante de Seleção.


Para finalizar, três coisas rápidas, foi um ACERTO da CBF a manutenção de Tite no comando, claro que é o sonho de todos os envolvidos com o futebol trabalhar com a Seleção Nacional, mas sob o ponto de vista de Tite, do comprometimento por quatro anos e do peso da derrota, que é sempre encarada como fracasso, mesmo quando contra um adversário tecnicamente do mesmo nível como a Bélgica (tecnicamente, leia-se) é um risco grande de carreira, talvez minha opção fosse outra, mas felizmente Tite está conosco.

E ao contrário do que pessoas de entendimento raso compreendem, eu e as pessoas que pensam em nenhum momento defendemos que Tite não possa sofrer críticas, o que defendemos é que as críticas tenham o mínimo de base, o mínimo de visão, o mínimo de entendimento sobre o que é um TRABALHO a ser desenvolvido em uma Seleção. Ninguém que pense pode imaginar que seja obrigação do treinador em um novo ciclo mudar todos os 24 convocados, só mentes tresloucadas podem pensar nisto. Primeiro porque o trabalho não foi um fracasso completo, segundo por que em Tite admitindo que tudo deveria mudar como os portadores das trombetas do apocalipse futebolístico pregam, deveria então o treinador NÃO CONTINUAR no comando e deixar pra outro que fosse acertar tudo, isso não existe, mudar tudo completamente, isso é loucura.

O último fator é a questão de prejuízo aos clubes, esse é um debate que dá preguiça, ora, a Seleção tem o seu trabalho recomeçando, vai observar o máximo de jogadores que mereçam e os jogadores QUEREM ser observados. NÃO EXISTE essa coisa de pedir pra clube vetar jogador, pois ai o clube vai estar comprando briga com o PRÓPRIO JOGADOR que deseja e sonha servir a seleção, o resto é folclore e delírio, como aliás, temos visto muito no Brasil em todas as áreas.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Foto: Acervo JC/Reuters


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours