Amigos e amantes da velocidade! Mesmo com Copa do Mundo em pleno curso, a Fórmula 1 não parou e a nossa consagrada cobertura, há cinco temporadas no Ar neste projeto e mais uns oito em outros, segue firme e forte. Neste domingo (24) a França voltou a ter um GP após dez anos, não mais em Magny Cours, a terra do nunca, mas em Paul Ricard. O fim de semana trouxe a expectativa de um Bottas a frente no grid, de chuva, mas da classificação até a bandeirada, tudo conspirou para Hamilton retomar a liderança na classificação.


Assim como no Canadá a largada deu o tom decisivo da prova, com Vettel errando e se embolando com Bottas, fazendo com que ambos fossem ao final do grid. Ocon e Gasly também se tocaram e não conseguiram retornar para a prova. Depois disso começou a recuperação de Vettel, que teve o carro menos avariado que o finlandês e foi recuperando posições, Alonso foi uma das vítimas e ficou tontinho, mas não apenas ele, várias foram as vítimas do alemão da Ferrari, até que Sainz fosse a última delas e a quinta posição fosse garantida, ante o cenário da largada, lucro.

Ricciardo voltou do pit atrás de Seb, mas com pneus novos (e eu falarei disso no toque final, vou virar o "chato do pneu") passou pelo ferrarista sem dificuldades. Eis que os pneus novos também favoreceram a Raikkonen até então apagado no final de semana e com a vaga no time ameaçada por Leclerc que brilha com a carroç..Digo, com a Sauber, começou então a brilhar, ultrapassando o companheiro de equipe, que com desempenho tenebroso a esta altura, pneus extremamente desgastados acabou por entrar no boxe e cumprir a punição de cinco segundos imposta pela FIA devido ao incidente na largada, mas ainda assim voltou a frente de Sainz. 

Raikkonen foi pra cima, Ricciardo tentou como possível se defender, mas o finlandês vinha com desempenho muito superior e passou pra assumir a vaga no pódio e mostrar serviço para a equipe. E a prova caminhou então para o fim com Stroll tendo o pneu furado e o Safety Car virtual ativado, fazendo com que o final fosse sem graça infelizmente, mas nas recuperações de Vettel e Raikkonen tivemos uma prova com emoções.


Vejam, legal a França de volta, o circuito evidentemente poderia ser melhor sem a chicane na reta, mas proporciona ultrapassagens a quem vem com rendimento superior, o que já é importante. Mas esse troço dos pneus segue não me descendo. Parece chato e repetitivo e pra muita gente é, mas não adianta nada a Pirelli inventar vários compostos diferentes, se as equipes por "estratégia" não os usam e com isso não vemos os carros tendo a sua máxima performance na parte final da prova, o que é frustrante pra quem ama o automobilismo. Hoje demos "sorte" de isso ter propiciado ultrapassagens, mas muitas vezes não é assim, se é pra ser dessa forma, que voltemos apenas ao "duro e macio" de antes, insisto.

Ainda sobre coisas que desagradam, não estou aqui pra dizer que eu entendo mais de automobilismo que os caras da FIA, até porque eles estão com a vida feita na grana e eu...Bem, alguns de vocês sabem. Mas essa coisa das punições também desagrada bastante. Não foi o caso com Vettel, que pagou seus cinco segundos no boxe (ainda que tardiamente e fora do contexto da punição) mas essa maneira de "punir" não pune nada. No meu entendimento se o piloto merece ser punido, que seja ou passando pelo pit ou em casos mais graves com Stop and Go por determinado número de segundos, variando claro, de acordo com a gravidade do caso. Do jeito que está a coisa, melhor não punir, porque não há efeito prático e dentro do contexto onde a infração é cometida.


Agora na tabela de pilotos Hamilton retoma a ponta com 145 pontos, 14 a mais que os 131 de Vettel. Ricciardo passa a frente de Bottas com 96 a 92 e Raikkonen e Max Verstappen vão reagindo, o garoto fez uma corrida segura, não teve carro pra tentar algo contra Hamilton, mas foi importante este pódio, que consiga seguir com regularidade, tem talento, tem a nossa torcida. Vejamos então se nas próximas provas a Ferrari reage mantendo boa a briga pelo campeonato, ou se Hamilton retoma o controle totalmente e caminha para o penta.


Classificação da prova






Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: AP e FOM 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours