Amigos! Na tarde desta segunda (14) enfim encerrou-se a expectativa, estão convocados os 23 nomes que á princípio estão convocados para a Copa do Mundo da Rússia, também definidos mais doze nomes que ficam como suplentes em caso de alguma lesão ou problema grave antes da estréia, 11 deles só a FIFA tem certeza, um revelado, o de Dedé. A lista seguiu uma linha de coerência de Tite, quem esperava ver nomes pouco convocados ou novidades oriundas de pressão da opinião pública enganou-se, claro que a lista não tem apenas acertos, mas era o esperado. E como sempre fazemos, posição a posição vamos analisar os convocados e também as opções que ficaram de fora.


Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians) 

Apesar de toda a desconfiança que ainda perdura sobre ele (até porque menos de 20% dos que acompanham futebol aqui, acompanham o futebol europeu  - não é nenhum levantamento, é uma visão minha pelas besteiras que leio por aí), Alisson será o titular merecidamente pelo que tem feito na Roma, Ederson é um fantástico goleiro e também jovem, vai brigar nos próximos ciclos, mas o que Alisson tem sido exigido e feito de milagre na Roma está além de qualquer gibi, tem plena confiança.

Cássio é a controvérsia da posição, por ser do Corinthians em parte, isso desagrada muita gente. Tem alguns momentos de oscilações, porém cresce muito nas decisões e jogos importantes, além de ter voltado a dar atenção de uns tempos a esta parte a um fundamento excepcional que tem, que é a defesa de pênaltis. Claro que ele não será o "Krul de Tite", mas se o treinador precisar, pode contar com ele.

Mas se Cássio é o "problema", quem poderia substituí-lo. Neto se fosse pra mim seria uma baita injustiça, acordou tarde demais, dormiu na reserva de Buffon e dentro da minha coerência (eu era contra a convocação de Alisson quando este dormia no banco de Szczesny na Roma) mesmo com ótima temporada no Valência eu penso que não merecia a convocação. Vanderlei fez grandes temporadas no Santos, vem bem desde o Coritiba, mas seu desempenho em 2018 caiu, antes disso ainda deu algumas declarações magoadas, isso nunca cai bem. Houve ainda alguma mobilização por Jaílson, a história dele é linda e realmente talvez esteja atuando no melhor nível no Brasil hoje, mas entrou no radar tarde demais. No meu entender quem mais se aproximou de ameaçar a vaga do camisa 12 do Corinthians foi Marcelo Grohe, que vem de grandes momentos no Grêmio, mas este foi pouco convocado, o que já indicava que seria preterido. Tite colocou sempre que haviam cerca de 8 goleiros com condições plenas de ir, no meu entender os três estão plenamente aprovados.


Zagueiros: Miranda (Internazionale), Marquinhos e Thiago Silva (PSG) e Geromel (Grêmio) 

Seguindo a cabeça de Tite tinha de ser isso mesmo, Miranda oscila grandes e estranhos momentos na Inter, mas com a camisa da Seleção é o melhor e único nome absoluto, que siga bem na Copa. Tenho reservas importantes quanto a Marquinhos, sobretudo pela altura, já o vi levar bola aérea no costado, apesar de ser ótimo no chão, veloz, técnico. Bem como ainda mais reservas tenho em relação a Thiago Silva, não tecnicamente, suas qualidades são inquestionáveis, mas é um jogador que não tem emocional nenhum para decisões.

Geromel era mesmo o nome e fosse eu a convocar (ainda bem que é Tite) seria meu zagueiro ao lado de Miranda e sem os dois do PSG. Zagueiro absolutamente seguro e que merecidamente atropelou na reta final. Foi bonito ver as palavras que Tite disse sobre ele, em relação a postura, ao comportamento que teve em entender a reserva, a personalidade, este sim é um líder, um capitão, não dava pra preteri-lo.

Foi bonito também ouvir o que Tite disse sobre Dedé, não seria meu quinto nome para a zaga, no meu entender por tudo que Felipe tem jogado no Porto e por tudo que Gil em não se escondendo pode jogar, seriam minhas opções, mas a solidariedade em relação ao zagueiro do Cruzeiro foi muito bonita e claro, Dedé pode sim voltar a ser aquele que conhecemos nos áureos tempos de um áureo Vasco. 


Laterais: Danilo (Manchester City), Fagner (Corinthians), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid) 

Estão aí convocados os favoritos no meu entender, surpreendeu o anúncio de que Danilo larga na frente de Fagner, mas pra muitos que acham "absurda" a convocação já está ótimo. Penso que Fagner fez por merecer essa convocação, um jogador letal na chegada ao ataque, que sim, se excede na força, na vontade em algumas jogadas, mas de forma nenhuma vejo como "maldoso", jogadas que aqui são absurdas, na Europa são comuns, o futebol é cada vez mais físico, claro que é preciso controlar o excesso de força em algumas jogadas, algo que pode ser facilmente ajustado.

O concorrente direto de Fagner era Rafinha do Bayern, que é um bom jogador, lateral de origem diferente de Fagner que nasceu como ponta e talvez por isso tenha déficit na marcação e chegue atrasado e que acontece com a maioria dos laterais Brasileiros, isso não é diferente com Marcelo e Dani Alves. Jogador que pode jogar também como volante, mas que não vejo inventividade, chegada forte ao ataque, não era nome pra suplantar nem Fagner, muito menos Dani, a meu ver se alguém tivesse de ameaçar o lateral do Corinthians seria Mariano hoje no Galatasaray, mas ainda assim vejo Fagner a frente.

Em relação a esquerda, penso que as emocionantes palavras de Tite em relação a Dedé valem também para Filipe Luís, jogador que se esforçou muito para recuperar-se de lesão e que cumpre o plano original do treinador, de ter um lateral mais ofensivo e uma opção para jogos de maior pressão como o jogador do Atleti, nessa não deu para Alex Sandro. 


Volantes/Meias: Casemiro (Real Madrid), Paulinho (Barça), Fernandinho (Manchester City), Renato Augusto (Beijing Gouan/CHN), Fred (Shakhtar Donetsk/UKR), Coutinho (Barça) e Willian (Chelsea)

Vejam, o mais questionado dos nomes da posição é o de Fred, muito injustamente na minha visão. Eu já critiquei muito (e sigo criticando) as convocações de Shakhtar, quando não merecidas. Claro que é difícil ver o que se passa na Ucrânia, mas existe a Champions League aí pra acompanharmos, fora que o torcedor comum até tem o direito de opinar sem ver, mas eu não posso fazer isso. E pelo que vi de Fred é um jogador com muita qualidade, que cria a partir da saída de bola, que tem o passe qualificado, que finaliza bem, além de cobrar falta com primor, é um grande jogador que infelizmente o Brasil não conhece e que preteriu Artur, preteriu outro jogador ótimo que o Brasil não conhece que é o Allan do Napoli, é a vida, convocação justa.

O segundo nome questionado e aí já tem bastante birra nisso é o de Renato Augusto, sim, ao que parece perdeu a posição de titular, mas como crer que um jogador que foi tão importante com Tite iria simplesmente sair da lista assim? Renato é um meia que compõe como volante, que arma da saída de bola, que carrega o time pro ataque, que chega finalizando de trás. Tite confia aliás que Fernandinho em dado momento vai fazer isso, tomara porque no City ele o faz, mas nunca antes na história da Seleção o volante fez isso, algo prende Fernandinho com a amarelinha, não tem a minha confiança por isso. É tolo crer que alguém fosse tomar a vaga de Renato na lista final, não é a forma com que Tite trabalha, fora que vamos sim necessitar de todo esse papel desempenhado pelo jogador em vários momentos da Copa, que ele chegue bem.


Atacantes: Neymar (PSG?), Firmino (Liverpool), Douglas Costa (Juventus), Gabriel Jesus (Manchester City) e Taison (Shakhtar Donetsk/UKR) 

Bem, tomara que Neymar chegue 100% a Copa e largue essa conversa de "medo de jogar" e não trate a Seleção como o PSG. Em relação a Firmino, que linda resposta ele deu aos que não gostam dele pelo sobrenome, conhecia desde o Hoffenheim, sabia que num clube com o tamanho, o comando e a qualidade do Liverpool iria estourar de vez e remetendo a Zagallo, fazer o Brasil "engoli-lo" a força e remetendo a alguém não tão honrado, também "digeri-lo". No meu entender, apesar de Gabriel Jesus estar correspondendo neste retorno, deveria ser o titular. Douglas Costa atropelou na reta final com grandes atuações pela Juventus e apesar de críticas duras minhas a ele no passado, queimou totalmente minha língua e merece a convocação.

Agora a grande polêmica de Taison, onde eu concordo com o restante do país, não convocaria, mas entendo as razões de Tite. O técnico explicou que a experiência do jogador fez a diferença, argumento válido que (indiretamente, leia-se) cutuca Luan. Outro ponto citado onde discordo de Tite é a versatilidade, pra mim isso foi a versão embromation do Titês. Ele convocou o jogador revelado pelo Internacional por ser mais um ponta, explicação que bate com a intensidade tão pregada e também com o esquema com dois pontas abertos, fica um reserva pra cada ponta. Mas será que era preciso isso?

No meu entender Douglas Costa dava conta e se abria uma vaga. A revolta do país por conta da não-convocação de Luan pra mim faz menos sentido que pra maioria, o jogador é o centro das atenções no Grêmio, tem liberdade total, flutua, Tite já tem esses jogadores pra cumprir isso, todos superiores tecnicamente e mais experientes que Luan, além de terem demonstrado maior equilíbrio emocional em decisões, a fresca na cabeça Luan arrebentou na Libertadores, mas em outras o menino sentiu.

Entendido que taticamente Luan talvez não encaixe com o que Tite pensa, temos que pensar: O que fazer com a última vaga? Vejam, poderíamos dá-la a Artur que foi preterido por Fred e termos um "volante" a mais no time, isso não evitaria os xingamentos de quem não conhece Fred e suas características e ainda chamariam Tite de: "Retranqueiro Volkswagen". "Ah, mas o Tite podia convocar então outro meia arrebentando", Rodriguinho do Corinthians seria a opção com as quedas de Lucas Lima e Diego, realmente seria interessante, mas o jogador foi pouco convocado. "Poxa, poderia ter um centroavante", Jonas do Benfica seria o meu nome, mas infelizmente não aproveitou a chance que teve, fora ele, não temos safra pra isso, a opção seria William José, da Real Sociedad, imaginem o barulho que esta convocação ia fazer, as pessoas não acompanham o futebol europeu iriam xingar muito. Eu aprovaria, mas seria xingado junto, então Tite seguiu sua coerência e mesmo com a discordância neste nome, tem minha total confiança.




E pra vocês, quais as outras observações sobre a convocação? Opinem! Na Copa quem cobrirá a Seleção Brasileira é Leonardo Carrazza, mas TODOS os jogos da Copa serão cobertos, teremos especiais, eu não vou resistir, vou meter o bedelho na Seleção também e todos estão convidados! Foi uma grande cobertura em 2014 e será ainda maior agora! 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: Globoesporte. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours