Amigos, após Dunga a mão balançar (em referência ao nosso último texto) e derrubar Dunga, (É claro que esta é uma ironia, Dunga nem era pra ter treinado a seleção, sua queda foi consequência de sua incapacidade como técnico) Tite era o nome solicitado por todos que anseiam ela volta de uma seleção competitiva. O técnico teve uma longa reunião na sede da CBF, onde ficou claro que ele exigiu o que por sua ética se esperava dele, o anúncio não foi imediato, veio de forma inusitada, através do Presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, que até de forma intempestiva, garantiu que Tite, seria o novo técnico da Seleção Brasileira. O grande questionamento agora é: Será que somente a mudança do comando técnico, com essa direção que aí está, poderá recolocar o futebol Brasileiro no caminho das vitórias? Sobre essa e outras dúvidas refletiremos juntos.


Como já dissemos, é importante deixar claro que houveram concessões de lado a lado, e muito mais da CBF por mais incrível que isso possa parecer. Tite não abriu mão dos valores que o fizeram assinar um manifesto contra Marco Polo del Nero e seu grupo. Exatamente por isso fez duras exigências, nas que já podemos visualizar foi prontamente atendido. O técnico não terá influência diretiva em suas decisões, Edu Gaspar vai com ele para filtrar essa tentativa de influência, que historicamente ocorre dentro da CBF. Vai com o técnico também, sua comissão técnica, Tite então está cercado de pessoas da sua mais alta confiança, a expectativa, é que independentemente dos desmandos diretivos dessa entidade de gestão nefasta, em relação ao campo e bola, a liberdade seja total.


Outro importante exemplo do atendimento das exigências de Tite, é a manutenção de Rogério Micale no comando da seleção olímpica. Tal qual era um contrassenso Dunga comandar o time nas olimpíadas, por não ter participado em momento nenhum da formação deste time. Com a acertada medida, Tite pode dar foco total na retomada do time das eliminatórias, já observando os adversários e certamente já avaliando nomes que possam integrar as próximas convocações.


Se Tite tiver liberdade total, o que deve mudar profundamente é a questão tática do time, Tite não inventará função de atleta, Tite saberá tirar de cada atleta o que ele tem de melhor, fortalecendo a compactação do time, o toque de bola, as trocas rápidas de passes e a ultrapassagem dos laterais. Nessas questões que são de responsabilidade do treinador, Dunga sempre teve a desculpa de que tem pouco tempo de trabalho. Ora, mas todos os técnicos de seleções tem pouco tempo de trabalho e ainda assim conseguem implementar suas filosofias, a expectativa é que ocorra o mesmo com Tite.


Em relação á convocações, nossa safra não é tão vasta, não devem haver mudanças profundas no time. Algumas observações podem ser feitas com mais afinco que antes, como Lucas Moura, que dificilmente frequentava as convocações de Dunga. Marcelo é outro nome que deve voltar. Thiago Silva em termos de qualidade é unanimidade, mas o seu comportamento de querer impor uma faixa de capitão não pode se repetir, deve ser convocado, mas após uma dura conversa. Para a lateral direita Dani Alves ainda tem lenha pra queimar, mas a segunda vaga está em aberto, Danilo vem mal no Real Madrid, talvez seja o momento de Fagner, que tem a confiança do técnico, outras peças que podem ser observadas são Mariano do Sevilla/ESP e Bruno Peres do Torino/ITA que fizeram grandes temporadas em seus clubes, mas o lateral do Corinthians está na frente, evidentemente. Para a cabeça da área, vejamos se Tite usará novamente volantes mais pesados como Luiz Gustavo e Fernandinho, tomara que Casemiro mantenha a titularidade e para a reserva fatalmente um deles estará á menos que tenhamos surpresas, uma boa surpresa seria uma chance ao volante do Napoli, Allan, que fez excelente temporada ao lado do naturalizado italiano Jorginho. Temos alguns problemas importantes do meio pra frente, como a função de centroavante, onde temos grave escassez, Tite deve manter Neymar mais pela esquerda, pois já deve ter observado seu mau funcionamento como "falso 9", e com isso, acabamos tendo vários jogadores para a mesma posição na ponta esquerda e escassez para o comando de ataque. Vejamos como Tite solucionará esse problema.


Tite esquivou-se bem da pergunta em relação a sua discordância do atual comando da CBF, dizendo que está lá para contribuir com o campo e bola, e exigiu total liberdade para tal. Confesso que sou um tanto cético em relação á isso. Mas o desenrolar da negociação mostrou as concessões já narradas, que a CBF teve de fazer de forma desesperada, para ter o melhor técnico brasileiro da atualidade comandando a seleção. Há uma desesperada tentativa da CBF de usar Tite e sua credibilidade, como um escudo em relação aos seus desmandos e sua incompetência, que levaram o futebol Brasileiro a esse estado de caos. Tomara que em campo Tite consiga ter essa autonomia e recolocar o Brasil no caminho das vitórias e da competitividade, é praticamente uma cartada final da CBF, já que o osso, os que lá estão não vão guardar. Pelo bem do nosso futebol, por Tite, pela torcida brasileira, que dê certo, apesar dos que comandam o nosso futebol.



Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: MowaPress. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours