Amigos! Hoje o assunto é o Santos, que anunciou na tarde desta segunda (23) a demissão de Jair Ventura do comando técnico da equipe, mesmo após várias entrevistas de Peres dizendo que acreditava no treinador, que ele iria continuar ante qualquer pressão, o técnico treinou o time na parada da Copa, mas bastaram dois empates no retorno, sendo um deles ante o Palmeiras, para que ao lado do novo gerente de futebol Ricardo Gomes, o Presidente do clube anunciasse a demissão. Mas será que isso é coerente torcedor?


Vejam, eu não comecei a acompanhar futebol ontem, tenho perfeita ciência de a maioria da torcida santista desaprovava a permanência do treinador na equipe e se revoltou ainda mais após o empate terrível de assistir ante a Chape fora de casa, é perfeitamente compreensível a insatisfação, visto que o Santos não é time pra brigar na parte de baixo da tabela e a responsabilidade cai sempre em quem comanda a equipe, isso é natural no futebol, sobretudo no Brasil, onde sabemos como a coisa funciona.

Porém é curioso que essa demissão aconteça só agora, tivemos uma parada de 30 dias para a realização da Copa, o time excursionou, fez uma boa partida empatando com o Palmeiras como já dito, fez sim um péssimo jogo ante a Chape e ficou num triste empate sem gols, é verdade, mas estes dois jogos são realmente capazes de mudar toda a avaliação e convicção por parte do Presidente (isolado no clube, é verdade) em relação ao técnico? Justo agora, que o time está contratando reforços (a gente fala deles já já), que sequer estrearam, reforços na posição que o técnico tanto reclamava e pedia. Será que Jair foi consultado sobre estes nomes?


 A resposta de ao menos uma das perguntas, como comentarista e como um cara que procura saber os bastidores de todas as equipes eu tenho: Não, estes dois jogos não mudaram convicção nenhuma. O que acontece é que Peres não quer ser deposto e isso faz evidentemente parte de uma desesperada tentativa de acalmar tanto os conselheiros, que tem o seu mandato nas mãos, como os torcedores organizados, que pressionavam e pressionam estes conselheiros por mudanças no clube.

Peres foi capaz de descumprir sua palavra e atraiçoar um cara no qual batia nas costas diariamente pra salvar sua pele, além de incompetente, mostra não ser dos mais confiáveis. Ricardo Gomes fora do campo, com menos risco de passar nervosismo e ter problemas de saúde, é um cara que entende muito de futebol e pode ajudar muito o Peixe, mas tem de ter cuidado, se isso influenciar 1% para a sobrevida de Peres, pode ser descartado também.


Na falta de um meia, tão pedido por Ventura, o Santos trouxe dois experientes na parada, um que eu aprovo, o outro não. Este da foto ao lado é Bryan Ruiz, costarriquenho de 32 anos que fez hoje após desembarcar em São Paulo, o primeiro treino no CT Rei Pelé, ainda sem data de estreia, o mais badalado dos dois, mas é quem me causa maior incógnita.

Incógnita esta porque eu cubro para o nosso site a Liga Portugal (Clique) e pude ver o quão este jogador já passou do seu auge e era pouco utilizado, sofrendo ainda duras críticas do torcedor do Sporting. O campeonato português é interessante, mas talvez tenha um nível técnico até abaixo do Brasileiro, apesar de ter em Benfica, no atual campeão Porto e inclusive no próprio Sporting de onde veio e no Braga, equipes interessantes, mas as demais tem muitas dificuldades e tem vários Brasileiros que aqui, não seriam protagonistas nos clubes da Série A. Então, pode até ser que ante os nossos volantes, a qualidade de Ruiz se destaque, mas jamais foi (nem no auge) um jogador cerebral, o "10" que o torcedor e quem comandou o time tanto clama, a meu ver não é ele e o salário não deve ser baixo, pode virar um grande abacaxi.


Já o carequinha Sánchez, volante e meia uruguaio que usou a camisa 5 de sua seleção na Copa nos agrada bastante. Primeiro por ter uma ótima bola parada, recurso técnico em falta no futebol Brasileiro e que não é o forte de Ruiz, além da versatilidade, o baixinho pode jogar tanto como um volante regista, aquele que pega a bola com os zagueiros e distribui o jogo (função que hoje é exercida por Renato), quanto pode ser o "10" (esse sim) que o Santos tanto precisa, como pode até jogar pela beirada do ataque, mas penso que pela idade não é a melhor opção, então é um jogador que dá ao treinador, seja ele quem for, muitas alternativas táticas, criticas á diretoria a parte, mesmo já com idade avançada, é uma contratação inteligente que a meu ver pode dar muito certo. Outro muito perto do acerto é o meia paraguaio Derliz Gonzalez, de apenas 24 anos, que chegaria vindo do Dinamo Kiev e atua nas três faixas da última linha da meia, essa seria uma baita contratação, aguardemos.


Voltando a falar de comando técnico pra encerrar, Zé Ricardo foi procurado pela diretoria santista e tem conversas, o que já causou protestos de alguns torcedores. Eu penso que Zé é um ótimo treinador e apesar da experiência negativa com Jair, teria tudo pra dar certo na equipe, ainda mais tendo direito aos reforços que o antecessor tanto pediu. A demissão de Ventura veio horas depois da demissão de Levir Culpi no futebol asiático, o que gerou algumas especulações, mas não parece que o treinador esteja entre os favoritos para voltar ao alvinegro praiano. 

Além de Zé, há outros nomes cotados, alguns santistas se arrependem do excesso de críticas a Dorival Jr e até admitem um retorno, algumas fontes dizem que Abel Braga (preferido de 9.9 entre 10 torcedores insatisfeitos com o comando técnico de seu clube) está sendo consultado sobre pedida salarial, mas o ex-Flu alega querer descansar. Há outros nomes também, Cuca que após o sucesso de Barbieri no Mengo segue sem clube, Luxemburgo que é sempre um fantasma e que sempre terá adeptos, são nomes também cotados, mas de momento, o grande favorito a assumir realmente é o ex-Vasco e contra o time de rubro-negro carioca na quarta, Serginho Chulapa estará na beira do gramado. Aguardemos quem assumirá o clube.



É fanático pelo Santos? Gosta de escrever e comentar futebol na web? Represente o Peixe no Papo de Torcedor, entre em contato com a nossa equipe curtindo enviando mensagem para nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: Santos FC (Divulgação) 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours